28 abril 2008

1 de Maio

Dia 1 de Maio

Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.
Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia.
Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho.
A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.
Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
Como o povo estava cada vez mais revoltado, estas condenações só serviram para "deitar mais achas na fogueira" e despertar a atenção de todo o mundo.
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.
Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?

24 abril 2008

Fotos do 25 de Abril de 1974





















23 abril 2008

Dia Internacional do Livro (23 de Abril)


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em
7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em
6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de
1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em
1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterrra, naquele tempo, ainda utilizava o
calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Pesquisa feita pela turma.

22 abril 2008

Para rir


Cúmulo da lentidão: uma pessoa fazer uma corrida consigo própria e chegar em segundo lugar.
Cúmulo da rapidez: fechar uma gaveta à chave , deixando a chave lá dentro.

Rafael 4º H

Ensinar os pais

Numa festa de anos, ou se convidam todos ou não se convida ninguém. Toda a gente sabe disso, menos os pais. Há muitas coisas que lhes temos de ensinar! Outro exemplo:lavar o carro é divertido.Fazer a cama não.
Igor 4ºH

Feliz dia da Terra


Hoje é o dia da Terra ( 22 de Abril ) .

O Dia da Terra foi criado em 1970 , pelo Senador norte - america Gaylord Nelson , que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

Esse dia conduziu à criação de Agência de Protecção Ambiemtal dos Estados Unidos.

A partir de 1990 , o dia de Abril foi adoptado mundial como o Dia da Terra , dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial.

Actualmente , uma organização internacional , a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia .

Chega de tanto falar! Temos de actuar e reflectir sobre as nossas acções.

Feliz dia da Terra.


Diogo Freitas 4ºH

Experiências com a electricidade


No dia 21 de Abril 2008 (Segunda-feira) eu e os meus colegas fomos a EB2,3/S de Celorico de Basto com a electricidade «ROTOR PURSUIT»

Os alunos que nos orientavam andam a tirar um curso de CEF-E.
Estava lá o professor Mourão que nos esteve a falar um bocadinho sobre a electricidade(como funciona, as suas regras...)

Depois entregou a explicaçao ao delegado de turma que acabou por explicar o que nós haviamos de fazer.

Os jogos eram labirintos que nos tinhamos de percorrer sem tocar com o ferro no caminho.

havia seis labirintos cada um mais fácil. Quem tocasse no caminho, as lâmpadas acendiam-se, as campainhas tocavam ev os bonecos movimentavam-se.

Todos completamos os seis jogos. No fim de todos os fazermos entregamos os pontos ao Miguel para ele os copiar para o computador e somar a pontuação.

Depois fomos jogar computador cada um em sua vez. Era muito divertido.

No final, depois de todos jogarmos fomos ver quantos fios tinha um interruptor, como estavam ligados, o funcionamento das campainhas,etc., e claro com a ajuda dos rapazes.

No fim o professor Mota esteve a falar connosco sobre a nossa visita.

Depois do discurso que o professor Mota fez entregaram um certificado de participaçao a cada aluno e deram uma lembrança ao aluno mais pontuado.

Com o regresso a escola viemos a comentar quanto foi divertida esta visita.


Diogo Ribeiro
4ºH

19 abril 2008

Encontros de Basto


No dia 17 de Abril eu e o Diogo fomos seleccionados para ir aos Encontros de Basto. Fizemos vários desportos e foi tudo muito divertido.

Estava a chover tanto que tudo ficou molhado. De tarde voltámos para a escola, todos encharcadinhos, mas felizes, pois tínhamos ganhado uma medalha .


Maria João 4ºH

Ainda podemos salvar o planeta.

Pesquisa feita pela turma.


O ciclo da água


A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso. Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água ma atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes. Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta. Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo. Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde e onde ela é muito mais preciosa de que onde ela é muito abundante.

16 abril 2008

Projecto da turma: os Jardins de Celorico - as camélias.

Tudo às voltas...




Era uma vez uma bela menina chamada Branca de Neve.
Certo dia, Branca de Neve andava à procura do Capuchinho Vermelho porque o lobo queria comê-la ao almoço.
Branca de Neve e Capuchinho Vermelho puseram-se a correr e encontraram o Gato das Botas. Logo tentaram preparar uma armadilha para caçar o lobo.
O Gato das Botas subiu a uma árvore para ver o lobo mas o que viu foi a avó, os Três Porquinhos, a Cinderela, o Príncipe e os 7 anões, todos a fugir porque o lobo andava a correr atrás deles .
O gato, ao ver tanta gente a correr, desequilibrou-se, caiu e uma bota caiu em cima da cabeça do lobo que logo morreu.
Ficaram todos felizes e até combinaram um jantar. O petisco era a carne do lobo.
Combinaram assim: a Cinderela fazia o jantar, os Três Porquinhos preparavam a casa, os 7 anões preparavam a mesa e a avó fazia a decoração.
Na hora do jantar, a Branca de Neve não apareceu e todos ficaram preocupados e o Príncipe foi ver o que se passava.
O Príncipe ao encontrar a Branca de Neve logo se apaixonou. A Cinderela, que era a sua namorada, ficou cheia de inveja e raiva.

Helena 4ºH

Plano Nacional de Leitura

Adoramos a hora da leitura. ADORAMOS!

Primavera


A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão, iniciando-se, no hemisfério norte cerca do dia 20 de Março e terminando cerca de 21 de Junho. No hemisfério sul, inicia-se por volta de 22 de Setembro e terminana em redor de 21 de Dezembro. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro.Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

15 abril 2008

25 de Abril de 1974


O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se "dia da Liberdade" ao feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

A água


Água engraçada,

de cor encarnada,

suja pelos homens, com tinta vermelha.

Quem a sujou, não sabe o que fez!

Mataram peixes, aves e muito mais…

E se eu a beber, também posso morrer.

Se queremos ter água potável, não a devemos poluir.

Seremos amigos da Natureza

e não veremos os peixes e as aves a partir.

LIXOTECA


Reduzir
Reutilizar
Reciclar
E como? É fácil.

- Reduzir as embalagens: preferir as embalagens familiares às individuais (que gastam mais matéria-prima desnecessariamente); preferir as reutilizáveis (que se reciclam ou reutilizam); utilizar recipientes próprios (quando possível).

- Reutilizar as embalagens nem precisa de ser explicado, e até pode ser mais do que isso: podem-se reutilizar as embalagens para o mesmo fim ou podem-se descobrir utilidades novas para elas! (Claro que não estamos a falar de usar uma embalagem de limpa-tudo para pôr sumo!)

-Reciclar: é tarefa de todos nós ter a consciência de colocar as embalagens vazias nos locais certos para reciclagem!

Vais agora fazer as tuas pesquisas sobre este tema... O que é a reciclagem?

Origem do “Dia das mentiras


No distante ano de 1564, Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera. Com a adopção do novo calendário, o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época. Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas.A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.Nós próprios acabamos por colaborar já que temos, muitas vezes o hábito de também pregar pequenas partidas que vão desde pequenas mentiras a outras malandrices como colocar sal no açucareiro, trocar objectos do lugar, colar mensagens nas costas das pessoas, inventar histórias e por aí adiante... Obviamente que o objectivo não é enganar ninguém. Pelo contrário, o objectivo destas pequenas e inofensivas partidas é fazer com que todos se riam, nomeadamente as vítimas das partidas.
Provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”.“Diz-se que o bom mentiroso não cora, não se engasga e mente tão bem que acredita na falsidade que está a contar.”

Dia mundial da árvore




Com certeza na tua terra
Há uma árvore !
Trata dela com cuidado
E verás o que existe nela .
A ávore da tua terra
Precisa de cuidado.
Verás como fica bela
Se não ficares de braços cruzados
A árvore da tua terra
Será a mais bonita.
Basta o lixo apanhares
Para ela ficar catita.
O destino da ávore
Está nas tuas mãos
Vamos já fazer uma festa
E cantar esta linda canção !
Sou como tu , uma criança,
Mas faz o que te digo
Nunça percas a esperança
Faz como eu , é o que te resta ,
O meu lema é
Proteger a Natureza ...
Alegria meu amigo,
E faz como eu
A Natureza é a vida
Que Deus á terra deu
A ávore da tua terra
É uma fonte de alegria
Se lhes voltares as costas
Acabarás como ela um dia.

Andreia Sofia 4ºano

11 abril 2008

A história do tabaco


O tabaco é uma das várias plantas do género nicotinico destaca-se a planta nicotina.
Destaca-se a planta nicotina tabacum, originária do continete americano onde era conhecida e utilizada, especialmente pelos efeitos alucinogénios.O seu nome deve-se ao médico Jean Nicot que popularizou o seu uso na Europa.
Com a chegada de Colombo à América ( 6 Novembro de 1492) , dão-se os primeiros contactos dos espanhóis com esta planta , em parte devido à crença de que esta planta tinha poderes curativos.
a sua utilização difundiuse por toda a Europa sobretudo por causa do grande e suposto valor terapêutico que lhe era atribuído.
Foi tal a aceitação e arapidez da divulgação, que a Coroa Espanhola se apropriou do monopólio do seu comércio.
Mais tarde, os franceses e ingleses juntaram-se aos espanhós, contribuido para a expansão desta substancia , o que originou fortes repressões por muitas autoridades.

Por exemplo:O Czar

Fedorovich no séc. XVII dava ordens de tortura a qualquer consumidor até que este confessasse quem tinha sido o forecedor, para depois mandar cortar o nariz a ambos.

A partir do século XVIII , cessaram as proibições e o consumo do tabaco cresce de forma gradual em quase todos os Estados.

Começando por ser um consumo de marinheiros , nos finais do século XVIII , o seu consumo já se tinha alagado aoutros estratos sociais na Península Ibérica e no Mediterrâneo.

Na segunda metade do século XIX ,o monopólio da fabricação dos cigarros passa a ser dos anglo-saxões , gerando-se a partir daí um mundo no qual o tabagismo afecta metade da população mundial e , com uma clara tendência ascendente , especialmente nos países em vias de desenvolvimento.



Fabio Joaquim 4ºH

Problema da semana

A tartaruga já velhinha quer subir a margem de um rio que tem 8,5 metros de terreno inclinado .
Em três horas , ela sobe 2,5 metros ,mas fica tão canssada que tem de descançar 1 hora .
Durante o descanço , escorrega 1 metro .
Quanto tempo vai a tartaruga demorar para subir a margem do rio

RAFAEL 4º H

10 abril 2008

ADIVINHA DA SEMANA

Qual é a coisa qual é ela que anda com as patas na cabeça ?

Maria 4ºH

Sabias que...


Para saber a que distância está a trovoada, conta o número de segundos entre o relâmpago e o ribombar do travão. Divide esse número por três e terás o número de quilómetros a que se encontra a trovoada.


Nuno 4ºH

Alguns provérbios mais conhecidos


Em Abril , águas mil.

Quem te avisa , teu amigo é.

Quem anda à chuva , molha-se.

Mais vale prevenir do que remediar.

Depressa e bem há pouco quem , mas devagar se vai ao longe.

Passinho a passinho se faz muito caminho.

Ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo.

Errando é que se aprende.

Ninguém se levanta sem primeiro cair.

Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

Quem semeia ventos, colhe tempestades.


Diogo Freitas 4ºH

Ambiente


A natureza é uma fonte de riquesa
Mas nem todos a sabem respeitar
Brincam com ela sem esperteza,
Ignorando o mal que lhe trazem.
Encanto da natureza
Nós vamos proteger-te
Tirar -te todo o lixo
E cuidar de ti com carinho


Ana Patrícia
4ºH

09 abril 2008

Curiosidades sobre a Páscoa.


A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.


O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzam os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalem. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.


Este ano a Páscoa celebra-se no dia 23 de Março e só daqui a 200 anos é que volta a ser no mesmo dia.




Pedro Mendes 4ºH

Uma aventura Primaveril


Nos dias de Primavera costumo passear nos jardins. E foi quando tudo aconteceu:
Um dia de Primavera andava no jardim de minha casa quando vi uma pequena lagarta.
Levei-a para casa e tratei muito bem dela.
Como era Primavera andava de manga curta. Passei muito tempo com a lagarta e observei o seu desenvolvimento.
Chegado o Verão a lagarta era uma borboleta muito bonita e colorida.
libertei-a e deixei-a ir à vida dela.
Um dia andava na praia e vi uma lagarta muito parecida com a minha amiga borboleta.
Depois fui a descobrir que era filha da minha amiga borboleta. A borboleta agradeceu-me pelo que fiz por ela e pediu-me ajuda para criar a sua filha.
Eu ajudei-a e hoje a pequena lagarta é uma borboleta parecida, ou melhor, igual à mãe.
E assim termina a minha aventura Primaveril.

Diogo Ribeiro
4ºH

Curiosidades

Verão e Inverno

À medida que a Terra orbita à volta do Sol, no hemisfério do planeta voltado para o Sol é Verão. No hemisfério voltado para o outro lado é Inverno.

Vamos cantar as Janeiras!!!


Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras


Vamos cantar orvalhadas

Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas casadas


Vira o vento e muda a sorte

Vira o vento e muda a sorte

Por aqueles olivais perdidos

Foi-se embora o vento norte


Muita neve cai na serra

Muita neve cai na serra

Só se lembra dos caminhos velhos

Quem tem saudades da terra.



Ana Miguel 4ªH

08 abril 2008

Tomás que não acreditava no Pai Natal


Era uma vez um menino que não acreditava no Pai Natal e fazia troça de todos os outro meninos da escola, dos irmão, dos primos, e de qualquer pessoa que dissesse que o Pai Natal existia mesmo e vivia no Polo Norte.
- Isso são historias para bebés- dizia o Tomás.
O Tomás ia para a escola todos os dias de autocarro, naquele dia estava tão distraido que nem reparou no autocarro que entrou. E quando ia mostrar o »passe»ao condutor, deu um salto de susto :
- O que e´que faz uma rena de nariz encarnado a conduzir um autocarro !?- gritou ele.
A rena é que não ficou nada incomodada com a má-criação do Tomás e respondeu a rir:
- Sempre guiei este autocarro!
- Mas para onde é que ele vai?-quis saber o Tomás,já muito aflito.
- Para o Polo Norte, é claro. Temos de levar de levar pessoas de todo o mundo para ajudar a tratar dos presentes para o Natal.
- Mas o Pai Natal não existe e o Polo Norte também não!- exclamou o Tomás.
Aí ouviu-se gargalhadas enormes, que encheu o autocarro todo. O Tomás virou-se para trás e viu que os lugares estavam todos cheios de duendes,ursos e de anões.Todos achavam que a frase do Tomás era a mais idiota que já tinham ouvido:
-Ah, és daqueles que não acreditam em nada que não vejam - disse um duende,de orelhas em bico e chapéu verde, enfiado quase até aos olhos.
-Também não precisas de esperar muito para acreditar,porque daqui a duas horas estamos lá-acrescentou um anão.
Tomás furioso voltou-se para trás e fez uma careta, sentou-se no primeiro banco que viu vazio.
Quando um urso pequenino se virou para trás e lhe deitou a língua de fora, o Tomás aí explodiu:
-Quando a minha mãe disser à polícia que desapareci, vocês vão ver!!!
Mas aí as gargalhadas ainda foram maior:
-A POLICIA não anda atrás de meninos que estão à guarda do Pai Natal!-disseram todos em coro.
E o Tomás achou mesmo melhor não voltar a abrir a boca.
O dia tinha-se transformado em noite e o Tomás , que sabia alguma coisa de geografia ,percebeu que estavam a ir para muito longe.
-Polo norte ,ultima paragem !-ouviu-se a vozda rena motorista a grita.
Toda a gente se levantou e começaram a sair com pressa .O Tomás esperou que se fossem embora e ficou ali sem saber o que fazer . Quando levantou os olhos, viu o Pai Natal em pessoa, de pé, parado ao lado do banco onde estava sentado.
-Não me vens ajudar a fazer os presentes de Natal?-perguntou o senhor de barba muito branca.
«Realmente, parece o Pai Natal», pensou o Tomás. E porque o Tomás ainda estendeu a mão para puxar a barba, mas a barba não saia, e o Tomás percebeu que nada daquilo era um sonho e que estava mesmo no Pólo Norte.
O Tomás percebeu que se tinha enganado e que, já que estava ali o melhor era divertir-se o mais que podia.Durante muitos dias, ajudou a fazer e embrulhar presentes para todos os meninos do mundo, e ficou muito amigo de todos.
Uma noite, nao conseguiu adormecer.Não queria dizer nada a ninguém, mas estava triste porque sabia que não tinha mandado nenhuma carta ao Pai Natal e que, por isso, não ia receber presentes.O Urso Polar Grande observou-o durante algum tempo e foi ter com ele dando-lhe um papel e um lápis:
-Escreve depressa a tua carta, que eu depois meto-a no cesto as cartas que o Pai Natal ainda não abriu.
O Tomás nem queria acreditar na sorte que tinha!Escreveu ,escreveu e escreveu, porque sabia que era tudo verdade.
Para comprovar que isso tudo era verdade, na noite de Natal , Tomás correu para junto da árvore para ver se o seu sapato tinha alguma coisa.E qual não foi o seu espanto!
-Ah!O Pai Natal trouxe-me todas as prendas que pedi.Afinal não importa quem é o Pai Natal, o importante é a magia e o mistério que nos transmite.

Pedro Mendes, Helena, Igor, Pedro Gonçalves e Tomé.








07 abril 2008

Que ricas castanhas...

Vamos cantar e bailar...

Castanhas, castanhas
assadinhas com sal
quentinhas, quentinhas
que não te façam mal.

Saltitam, crepitam
toma lá e dá cá
S. Martinho sem vinho
e castanhas não há.


Uma, duas, três castanhas
eu te vou dar.
Uma, duas, três castanhas
para brincar.

Castanhas quentinhas
ao lume a estalar
nós vamos assá-las
até nos fartar.
João Pedro

OUTONO


O Outono começa no dia 23 de Setembro e acaba a 21 de Dezembro. No Outono as folhas das árvores caem e na Primavera nascem outra vez.
O tempo do Outono nem é muito frio nem é muito quente. É como o tempo da Primavera, só que um pouco mais frio.
Nesta estação as folhas têm muitas cores. São amarelas, vermelhas, laranjas, castanhas, etc.
As andorinhas juntam-se em bandos para irem para países mais quentes e só voltam na Primavera.
Eu gosto muito do Outono porque é estação mais colorida do ano!

Pedro Barbosa